A foto de Dilma acima esta publicada no livro de Ricardo Amaral “A vida quer coragem”. Foi tirada em novembro de 1970. Dilma Rousseff tinha 22 anos e ,segundo o jornalista, após 22 dias de tortura foi posta em interrogatório numa auditoria militar.
A imagem é de uma revelação espantosa.
Em tempos de instalação da Comissão da Verdade, que tem por missão desvendar fatos nebulosos ocorridos entre 1946-1985, principalmente no período da ditadura militar, esta fotografia dá uma amostra de como será duro, penoso, difícil, árduo e, por vezes, perigoso o trabalho de se buscar a verdade.
Percebam, no retrato , além da Dilma, estão dois militares. A posição deles é muito peculiar. Ambos estão de cabeça baixa com a mão na frente da face. Para mim é um gesto típica de quem não quer se mostrar. Talvez sintam vergonha, talvez medo, talvez constrangimento ou, como relatou um colunista da Veja eles estão pesquisando uns papeis(?). No entanto o motivo não importa. O que interessa é a essência da atitude. Eles e muitos outros não desejavam se expor.
Agora, pensem comigo: se naquela época que a ditadura estava no seu auge, estavam, como diz a dito popular, “por cima da carne seca”, faziam e aconteciam; não necessitavam dar satisfação a ninguém e mesmo assim eles não se mostraram, optando pelo anonimato, calculem então, o que essas pessoas serão capazes de fazer para impedir ou dificultar ao máximo o trabalho desta comissão. Visto que, um dos objetivos deste grupo da verdade é justamente a identificação desses personagens . Complicado.
A comissão da verdade tem dois anos para terminar a tarefa. Pouquíssimo tempo e muitos obstáculos pela frente. Espero que consigam.
E, assim que finalizarem os trabalhos que divulguem para sociedade todas as informações e conclusões. Que digam toda a verdade de forma clara e concisa. Quem torturou. Quem matou. De que forma foram mortos. Onde estão os desaparecidos. Pois, só desta forma muitos brasileiros terão a real dimensão do que é uma ditadura. Do que é capaz um grupo tirânico no poder.
Só conhecendo a verdade podemos evitar que a mentira se torne verdade.
adoro o seu blog, leio sempre!
Belo texto!!Sabemos que não haverá punições, mas o país precisa conhecer sua história, não só a versão dos vitoriosos.
“dandomilhoaospombinhos”, já é revelador e toca o coração do semeador, daquele que recolhe, tritura e leva os milhos prontos para alimentar os pombos que eles não plantam nem semeiam, nem recolhem. Me chamou muito atenção no “blogs” a foto da presidente Dilma diante de um sistema tirânico. Que reviravolta histórica! Teria vontade mesmo pela curiosidade em saber o que pensava a moça de 22 anos neste interrogatório. O que ela pensaria hoje contemplando aquele momento: “Reviravolta” em nome da “coragem”. A verdade os libertará, disse Jesus. Ele que esperou tanto a paixão-morte e ressurreição. A marcha da história é uma busca continua da verdade que liberta. Neste sentido que admiro o “blogs” com a qualidade que desvaneça e destroniza os planos maldosos escondidos que encantam as forças invisíveis em busca de seus interesses desenfreados e desafortunam, até desintegram milhão de pessoas na nossa sociedade moderna. Desejo-lhe, ô recem-nascido blogs” vida longa, com sucesso.
Nome: Sylvestre San-Gala Mulangwa