Uma jornalista com segundas intenções.

Eliane Catanhêde, em artigo publicado na Folha de São Paulo do dia 29 de maio agora, insinuou que Lula realmente fez pressão sobre o STF, na figura de Gilmar Mendes, para adiar o julgamento do “mensalão”.

Para uma jornalista renomada ela agiu como uma pessoa venenosa, tendenciosa, preconceituosa e mexeriqueira.  E assumiu essas qualidades.

No artigo cita: ”Nem Lula, nem Nelson Jobim, nem Gilmar Mendes desmentem que houve um encontro entre eles, no dia citado pela “Veja” e no escritório de Jobim. Esses são os fatos, o resto são versões e especulações. A elas.”. E começa a escrever uma série de especulações. Derramando uma cachoeira de maledicências e insinuações.

“Lula não gosta de ninguém que não o endeuse”. É mesmo?  Quando foi que o ex-presidente disse isso? Por que tirou esta conclusão? Ou ela esta na base do “quem convive com ele sabe disso”? Ou “um passarinho me contou”? Coisa de fofoca e não de uma profissional.

E ironicamente divaga: marcaram a dita para bater um papo. Tomar cerveja. Comer amendoim. Será que eles conversaram sobre o Timão na libertadores? Sobre Rio + 20? Sobre a Dilma? Ou foram sobre outros assuntos do mundo do faz de conta?

Como o jornalismo tem a função de informar se a Eliane não sabe então, ela tem por obrigação perguntar.

Poderia perguntar ao próprio Gilmar Mendes o porquê da reunião? Qual o assunto? Ela pode inclusive especular como um ministro do STF foi tão ingênuo a ponto de comparecer a um encontro com alguém que lhe causa tanto asco como o Lula. Não parece estranho?

Mas, quanto a esta suposta ingenuidade do Gilmar, Eliane se preveniu: ”Jobim foi ministro de Lula e é (pelo menos era até sexta-feira passada) amigo pessoal de Gilmar”. Então, o Mendes só compareceu porque foi convidado por Jobim. E enganado pelo grande amigo caiu numa armadilha. Alma bondosa que é.

Visto que ela não pode concluir nada, jogou no ar o seu pensar. Que cada um tire suas conclusões. E suas opiniões.

Porém, deste modo como foi escrito e conduzido o pensamento, ao leitor só restou concluir o que ela desejava que se concluísse: Gilmar Dantas esta falando a verdade. O Lula não tem caráter nem escrúpulos.

Para relembrar.

Gilmar Mendes foi o mesmo que libertou, por duas vezes, o banqueiro Daniel Dantas em questão de horas. Esta decisão dele provocou briga com o juiz Fausto de Sanctis. Até hoje muitos profissionais da mídia o chamam de Gilmar Dantas.

Falou que o STF foi grampeado. Após intensas investigações nada foi comprovado. É o tal do grampo sem áudio.

Foi acusado de ter viajado no avião de Calinhos Cachoeira. De estar envolvido com Demóstenes Torres em acertos escusos.

Em 2010, na véspera das eleições presidenciais, o Supremo julgava a exigência da apresentação de dois documentos para votar nas eleições. O placar estava 7 a 0 quando o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo. O julgamento foi interrompido. Mais tarde, circulou a informação, confirmada depois em reportagem da Folha de S. Paulo, de que a decisão de Mendes foi tomada depois de conversar com o então candidato do PSDB, José Serra. Segundo Dalmo Dallari “O pedido de vistas não tinha razão jurídica alguma, não havia dúvida a ser dirimida”.

Aliás, o jurista e professor da USP, Dalmo de Abreu Dallari, já avisava, em artigo publicado na Folha de São Paulo em maio de 2002 que: “Gilmar Mendes no STF é a degradação do judiciário”.

Sobre, especificamente, a acusação de Gilmar Mendes de que o ex-presidente fez pressão para que ele postergasse o julgamento do mensalão Dallari diz, em entrevista ao 247: “A outra coisa é que as acusações de Gilmar são extremamente duvidosas. Feitas com atraso e sem o mais básico, que é a confirmação da única testemunha. Pelo contrário: o ministro Jobim (Nelson Jobim, que foi ministro de FHC, de Lula e do próprio STF) negou o conteúdo do que foi denunciado”

Bem, como se pode notar o Gilmar Mendes não é uma pessoa confiável.

Assim como A Veja e a jornalista. Agora tirem suas conclusões.

Anúncios

Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s