Qual o objetivo da manifestação contra o aumento da passagem de onibus?

protesto contra passagemNão fica bem claro o que os estudantes desejam com as recentes manifestações contra o aumento da passagem do transporte.

Os protestos são contra o valor da tarifa? Contra a péssima qualidade do transporte  público? Contra ambos? Qual o objetivo?

Se, por exemplo, um santo baixasse e o prefeito de São Paulo refugasse no aumento, os estudantes deixariam de protestar? Desmobilização geral, por quê? O transporte público, como num passe de mágica, seria considerado ótimo? Óbvio que não.

E por que, em sua imensa maioria, são apenas estudantes a protestar? O trabalhador comum, por acaso, não irá sentir na pele esse aumento?  Não são transportados como gado também? Não sofrem com a superlotação? Eles não teriam motivos para se indignarem? Ou a classe trabalhadora é conformada? Ou simplesmente não foram avisados do movimento?

São tantas as perguntas que essas demonstrações de insatisfação são comparáveis com uma torcida de futebol furiosa com o time. Gritam palavras de ordem, enfrentam a polícia, jogam pedras, apanham e vandalizam o que veem pela frente. Depois se retiram para suas residências. Amanhã é outro dia. Ficam apenas os registros da batalha. De ideia, nada. De conquistas, menos ainda. Atrapalhou a volta para casa e desenferrujou a tropa de choque. Apenas isso. No próximo jogo estarão lá novamente.

As manifestações são atos políticos. Estes protestos não foram. São ocos. Sem identidade. Percebe-se que não houve uma discussão profunda sobre a política do transporte público. Não houve o convencimento.  Não houve diálogo com representantes de outras classes. Com as autoridades. Mobilizar dá muito trabalho.

São eventos marcados pelas redes sociais.  Se você é contra o aumento da tarifa compareça a rua tal, número tal, tal hora. E só. Poucos realmente discutiram.

Os “facebook´s” da vida tem essa desvantagem. Para marcar balada, encontro, confronto é ótima. Para politizar, deixa muito a desejar.

Ele é apenas um excelente meio. Mas o fim ainda é olhos-nos-olhos.  É sentar e conversar. Talvez esteja cometendo uma heresia, porém ninguém pede a outra pessoa em casamento pela internet. Se não tiver tido um contato pessoal antes.

Os estudantes estão jogando fora uma grande oportunidade para discutir a política educacional. O fato claro para uni-los esta aí: aumento da passagem.

Ser um bicho político não é apenas carregar bandeira. Ou queimá-la. Antes de tudo é uma atitude. Um crescimento intelectual.

Ideologia! Quero uma pra viver, Cazuza cantava para os jovens da década de 80, 90. O sistema para o cantor venceu. Matou a chama do novo. Naquela época por falta de acesso a informação. Hoje com a internet, por que será?  

http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo

Anúncios

Uma resposta em “Qual o objetivo da manifestação contra o aumento da passagem de onibus?

Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s