Retrospectiva 2013: “Forbes: Lula não está perto de entrar para lista de bilionários”.

reveillonComo estamos em tempos de retrospectiva, vou rememorar um fato que creio resume bem o poder de manipulação da mídia. O tal ditado de água mole em pedra dura tanto bate até que fura funciona no caso que é uma beleza. De tanto repetir uma mentira esta acaba virando uma verdade no imaginário de muitos.

Alguns creem piamente por alma conservadora, outros por falta de tempo só ficam sabendo o que a imprensa hegemônica destila através de repórteres, especialistas e articulistas chapa branca. Outros simplesmente não acreditam que jornais e a Globo possam mentir.

E outros de tão extremistas, na ingenuidade ou na maldade, chegam ao cúmulo de questionar publicações estrangeiras sobre o porquê de fulano tal não constar numa relação.

Todos já tivemos a oportunidade lermos, ouvirmos que Luís Inácio Lula da Silva é bilionário. Na sua primeira candidatura a um cargo executivo saiu a notícia de que Lula era dono da multinacional Caterpillar, fábrica de máquinas pesadas. Quem levou a sério ficou com cara de tacho.

Seu filho Lulinha, outro perseguido, também é rico, à custas de malandragens do seu pai. Possuindo inclusive um jatinho avaliado em R$ 50 milhões de reais. Dono de fazenda, com direito a foto circulando pelas redes do que seria a casa-grande.

Conclusão: o jatinho não é dele, a foto da fazenda era na verdade uma panorâmica da ESALQ. E há processos contra os inventores dessas inverdades. No entanto muitos até agora acreditam nestas mentiras. Um sujeito questionado chegou ao cúmulo de pedir uma declaração de propriedade da universidade, sem isso ele não teria porque duvidar da mídia. É uma pobreza de espírito.

Pois bem, a revista Forbes, famosa por lançar listas com os nomes dos bilionários do planeta, também foi envolvida nas maquinações da mídia nacional. Perguntaram por que Lula não fazia parte dos bilionários? A resposta foi simples: porque ele não é bilionário. Ganha bem com suas palestras mais está longe dos ricaços.

Não bastava ser dono da fábrica americana, agora ficam inventando que ele é bilionário. Não milionário. Bilionário!

O triste é ver brasileiros, dentro da sua boa-fé, serem feitos de palhaços pela mídia.

Os mais espertos dos espertos falariam: e bandido vai fazer declaração do que roubou? E dão risada entre um cafezinho e outro. Assunto encerrado para eles.

E não adiantar argumentar: ele mora no mesmo apartamento em São Bernardo, São Paulo, há anos.

O mais esperto dos espertos dos espertos diria: ele usa laranjas para esconder sua fortuna. E tome risada entre um almoço e outro.

E se faltar argumentos para demonstrar a safadeza há a complacência nas explicações esdrúxulas.

Bem, esta noticia reflete o poder da mídia sobre as pessoas. A falta de caráter de certos editores e jornalistas. E o mal que a falta de regulamentação da mídia faz para a democracia.

As Organizações Globo sonegaram milhões em impostos para a receita. Monopoliza o mercado publicitário. Quem tem tv a cabo só vai sair de seus domínios lá pelo canal 113. Tem participação na Net Serviços, operadora de tv a cabo. E não satisfeita com todo esse poder age de maneira torpe e irresponsável com seus telespectadores.

Essa noticia da Forbes é reveladora para um ano de eleições. Muitas mentiras, factoides, hipocrisia, maledicências estão por vir. Mas foi isso que o governo escolheu.

Dilma prefere o ruído de uma imprensa livre, à censura de uma ditadura. Era tudo que os barões desejavam. E cumprem a regra. E fazem a regra. E aplicam a regra.

A imprensa age como se estivéssemos numa ditadura. Um paradoxo mortal para sustentabilidade da nossa recente democracia.

A sorte de nossos tempos é a Internet e seu jeito anárquico. E também a jornalistas que fazem o contraponto. Até serem censurados, como ocorre frequentemente.

Até quando vamos continuar contando com a sorte para avançarmos na justiça social? É um jogo perigoso a não regulamentação.

Feliz ano novo.

Anúncios

Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s