A procura de pelo em ovo e a CPI da Petrobrás.

petrobrasÉ de conhecimento geral da nação que o congresso aprovou uma CPI para investigar os negócios da Petrobrás. A compra da usina de Pasadena, EUA, deu origem à comissão.

Pois bem, dia 05 de Agosto, terça-feira agora, saiu manchete de primeira página do Estado de São Paulo: “Reunião sobre os depoimentos da CPI foi na sede da Petrobrás. O vídeo, que SUGERE perguntas combinadas, foi gravado em sala da cúpula da estatal no DF”. Letras garrafais mesmo. Para fisgar incautos. E  municiar  reacionários e conservadores para baixarem a lenha no PT, entre um cafezinho e outro.

A reportagem diz respeito a uma reunião em que a cúpula da estatal estava se preparando para os depoimentos na comissão e, segundo o jornal, eles estavam de posse das perguntas que seriam feitas. E  essas questões seriam sigilosas e, que na visão tacanha do diário, jamais a Petrobrás poderia ter conhecimento prévio delas.

Pois as perguntas  são  elaboradoras em reuniões secretas e guardadas a sete chaves dos depoentes, dentro de cofres, escondidos numa ilha do pacífico sul.

Fiquei lendo, relendo, abismado com mais essa  tentativa da mídia de produzir um factoide envolvendo o PT e, claro, tirar o foco de um verdadeiro escândalo envolvendo o seu queridinha da vez, o senador Aécio Neves e seus aeroportos construídos com dinheiros público, dentro ou próximo de propriedades de sua família

Tratados como se fossem uma quadrilha de bandidos,  o ESTADO montou esquemas, colocaram depoimentos, deram nomes e cargos. Tudo muito bem explicadinho, nos seus “mínimos detalhes”, digno do GAECO.

Pobre país que tem uma imprensa dessa.

É a segunda vez que sou remetido aos tempos da ditadura. E nas duas vezes me deu ânsia de vômito diante do desfile de ignorância, maldade e ódio destilados por essas pessoas que trabalham contra a democracia e, por conseguinte, contra a população.  

A primeira foi a reedição da tal “Marcha da Família com Deus pela liberdade” e o desfile de cretinices e rancores destilados pelos “marcheiros”. Entre uma frase e outra lida, tinha que parar e tomar “la fresca”.  Deprimente.

E a segunda é com essa reportagem denúncia.

Pergunto : o que há de errado em se preparar para questionamentos? Qual  é o sujeito que vai participar de um debate, de uma audiência, de um depoimento, de uma sabatina, de um concurso, de uma e não se organizar previamente? E o que há de extraordinário em se pensar, imaginar, supor quais as perguntas que serão feitas? Eles precisam estar preparados e documentados para responder aos questionamentos, ou não? Há professores que acertam questões de vestibular, é alguma coisa fora do comum? Óbvio que não.

O que é certo para essa imprensa?

Talvez o modo correto seria confiná-los (os diretores da Petrobrás) em  celas individuais, incomunicáveis, sem direito a advogados, a documentos, a internet, a rádio, a revistas, jornais, televisão e a celulares? Proibir reuniões? E por quanto tempo?

Ou, como SUGERE  a reportagem, por se tratar de facínoras, ladrões e corruptos contumazes o certo seria  pendurá-los no “pau-de-arara”? Sentá-los na “cadeira do dragão”? Afogá-los? Ou esmagar testículos e seios? Afinal, as leis do nosso país são frouxas, não é mesmo?

O desespero da mídia, por saber da vitória da Dilma, dá nisso: procuram pelo em ovo.

Perderam a vergonha na cara. Escrúpulo, então, passa longe. O restinho de ético acabou-se. Agora é só baixaria.

A palavra “SUGERE” escrevi em maiúsculo para realçar a covardia desses meios de comunicação.

Se um dia tivermos a lei da mídia e esse jornalistas, editores forem chamados “à chincha” eles terão por onde escapar. Não afirmamos nada, apenas sugerimos, dirão. Saída pela direita.

Anúncios

Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s