Morreu Eduardo, de 10 anos. UPP para quem e para quê?

Morreu Eduardo, de 10 anos. UPP para quem e para quê?

Davison Coutinho
Davison Coutinho

Noventa dias de guerra. Mortes, balas perdidas. Uma criança de 10 anos morta na Semana Santa. Guerra no Alemão – quatro mortes, guerra na Rocinha. Onde está a pacificação?

Não consigo repousar sem ouvir os gritos da mãe que perde seu filho, uma criança de 10 anos, mais uma vítima da bala perdida. Como de costume na nossa sociedade se incrimina a pobre criança como se fosse um bandido. Que revolta, era apenas uma criança de 10 anos.

Os moradores saem pra protestar, a dor e revolta é grande. De troco, recebem bombas e repressão da polícia. Afinal, respeitar pobre e favelado para quê? O gasto com as UPPs é milionário, o resultado positivo ainda está longe de vir. Há gastos que deveriam ser investimento na qualidade de vida desses moradores, e não para provocar mais mortes.

Em meio a toda essa guerra, uma discussão absurda para mais uma vez culpar os pobres: a redução da maioridade penal. Me respondam os defensores desse projeto: quem matou essa criança no Alemão?

Já não me interessa de onde saiu essa bala. O que não podia acontecer já aconteceu e tem que parar. Está havendo uma matança dos pobres nas favelas. Mais uma vida foi perdida para essa guerra. Não se pode continuar agindo na causa do problema, em confrontos armados. A paz vai chegar com a inclusão e melhoria da qualidade de vida nas favelas.A realidade é que as favelas do Rio estão vivendo em guerra. Muita coisa acontece entre esses muros e ninguém sabe. Enquanto o povo pisa na lama, se convocam mais policiais para subir o morro.

Hoje, se lembra a morte de Cristo, que entregou sua vida por todos nós. Que ele possa cuidar de todos moradores e possa consolar o coração da família do pequeno Eduardo.

Força Alemão! Paz no Alemão!

* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.

Anúncios

Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s